quarta-feira, 29 de abril de 2015

La Traviata (Musica a Palazzo, Veneza)

Sublime! Dessas experiências que marcam uma vida!

Quando fomos a Veneza o lindíssimo Teatro La Fenice estava recebendo a montagem de La Traviata. Os ingressos estavam esgotados. Só conseguimos as entradas para uma montagem desta ópera no Palazzo Barbarigo Minotto, onde acontece o Musica a Palazzo, projeto que propõe um jeito diferente de assistir a uma ópera. Fomos desconfiados, claro, mas fomos surpreendidos muito positivamente, tendo todas as expectativas superadas.
Estávamos em um palácio do século XV ouvindo ópera como numa corte. O palácio era o cenário perfeito e nós fazíamos parte dele. Nós e mais 30 pessoas que ocupavam os espaços onde a ópera se desenvolvia, nos salões e alcovas do palácio. A soprano era maravilhosa, hipnotizante, e ao servir para ela uma taça de prosecco (que não era cenográfica), serviu uma segunda taça, veio andando em minha direção, cantando, e colocou a taça na minha mão. Linda, sedutora, Violetta. Sua voz preenchia todos os espaços da sala aonde estávamos. Uma voz que se materializava e vinha na minha direção como uma onda. Era possível sentir como vibrava violentamente em algumas notas e batia com as mesma violência no meu rosto. Me emocionei tantas vezes que acho que a cantora percebeu. Na cena final, em que já definhava pela tuberculose, Violetta soltou a última nota e se jogou no meu colo. Tão envolvida que estava quis ajudá-la rsrs, mas me contive para não desconcentra-la. Neste momento estávamos na alcova, diante de sua cama. 
A ópera acontece em 3 atos, em três diferentes salas do palácio. O clima é incrível e a experiência muito marcante. No intervalo tomamos um prosecco em uma sala de onde se via o canal e Veneza fez todo sentido para nós. Era o lugar mais certo para se estar no mundo. Que bela cidade. Foi certamente La Traviata que nos trouxe a experiência de Veneza, que nos revelou a cidade. Voltamos para o hotel cantarolando pelos becos e pontes. Sublime!


Nenhum comentário:

Postar um comentário