sábado, 7 de janeiro de 2012

Leitura do momento

Comecei a ler "História do Cerco de Lisboa" do prêmio Nobel José Saramago. Leitura difícil, ainda não engrenei. Para falar a verdade eu acho que sou uma doutoranda em história que não gosta de ler. Gosto de saber as histórias, gosto de um parágrafo bem construído, de uma metáfora genial. Tenho disciplina, mas não gosto do ato de ler. Minha estante está cheia de livros que comecei e nunca terminei. "Cem anos de solidão", por exemplo, foi leitura infinitas vezes interrompida. Gosto dos textos do Machado e do Italo Calvino, não consigo parar de ler. A Emily Bronte e seu " Morro dos ventos Uivantes" me fez ficar na rede um dia inteiro, em plenas férias no Rio de Janeiro, tão atordoada com Heathcliff e Catherine. Chorei mesmo foi na minha adolescência, quando li Lucíola do José de Alencar. Me torno uma pessoa melhor todas as vezes que leio Clarice, porque passo a entender melhor o mundo. Acho que autores com esses criaram personagens cujas histórias e experiências me aproximam da vida e me fazem sentir redimida com o mundo. Tai aí, eu leio mesmo é para que o mundo faça sentido para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário