terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Escrevendo Tese

Perguntas sobre minha tese me deixam confusa. Não basta ter um projeto de tese, é preciso estar preparada para as perguntas a respeito dele (que surgem nas mesas de bar, cafeterias e até em casa).
Quando passei no doutorado meu namorado comentou: "é, amor, agora só o que te separa do título de doutora é uma tese". E eu pensei: moleza! Agora cá estou eu tentando, não apenas entender e desenvolver meu projeto de tese, mas explicá-lo às pessoas. Então vamos lá: minha proposta é trabalhar o comportamento de deputados eleitos às Cortes de Lisboa, entre 1808 e 1823. A idéia é pensar as brechas abertas pelo processo de reformulação e reconfiguração das antigas instâncias de poder, iniciada com a chegada da corte ao Brasil, e com isso a abertura de um espaço maior de ação individual. Quero pensar, a partir de suas trajetórias e ação, como eles aprenderam a operar com as novas ferramentas (como vocabulário e cultura política) emergentes com as reivindicações constitucionalistas e reconstituir essa dinâmica de expansão e reinvenção dos espaços de ação individual nessa conjuntura.
Ufa, falei!

4 comentários:

  1. Lu, se eu entendi é puq está claro! Eu entendi, juro e estou super curiosa pra ver o que isso vai dá..achei super interessante!! A sensação que tenho é que descobertas e discussões controvérsias virão por aí!! Sucesso, porque de sorte você não precisa, afinal talento vc já provou que tem.

    ResponderExcluir
  2. Brincadeiras a parte... a primeira lida eu não entendi nada e fiquei só no "oi?". Nada como reler com calma!
    E que venha esse novo desafio! Estarei aqui para qualquer necessidade! Semestre de correria e de muitas vitórias! boa sorte!!! To muito feliz e orgulhosa abiga!!! :)

    ResponderExcluir